Observatório
O Observatório de Desinformação Política (ODEPOL) é uma estrutura de investigação, fundada em 2025, pelo LabCom – Laboratório de Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Tem como propósito mapear, analisar e caracterizar os processos de desinformação, com especial atenção ao impacto de diferentes atores sociais no debate público.
A desinformação política é o processo intencional de produção, disseminação e circulação de conteúdos informativos falsos, com o objetivo de influenciar a esfera pública. Como fenómeno complexo, multicamadas e ainda de difícil conceptualização, está associada a outras patologias desestabilizadoras da democracia, como a polarização política, as teorias da conspiração ou os discursos de ódio.
O ODEPOL desenvolve um trabalho científico permanente, sem fins lucrativos, a partir de fundos públicos e privados, recorrendo a um conjunto de ferramentas metodológicas concebidas para esse propósito. A atenção da sua equipa recai sobre a atuação de partidos políticos, movimentos sociais, governos, media tradicionais, formadores de opinião, comunidades online e grupos de interesse, particularmente em ambiente digital.
Nesse sentido, o ODEPOL orienta-se por cinco linhas de trabalho:
Mapear os processos de desinformação na esfera pública digital, identificando padrões, tendências e contextos de difusão
Analisar o papel de diferentes atores sociais na produção, circulação, financiamento e combate à desinformação.
Caracterizar a desinformação, explorando as suas relações com a polarização política, as teorias da conspiração e os discursos de ódio.
Desenvolver métodos digitais que permitam compreender o ecossistema de desinformação e os seus impactos no debate democrático.
Prestar serviços especializados nas áreas de formação, consultoria, elaboração de estudos e emissão de pareceres.
As investigações do ODEPOL são divulgadas periodicamente através de relatórios, artigos, comunicações e eventos científicos. Pretende-se fomentar a produção de conhecimento rigoroso, apoiando iniciativas de literacia mediática, políticas públicas e medidas de combate à desinformação.